Lauren

Ella

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Termogênicos, emagrecimento e a disposição para treinar

Termogênicos são produtos que têm como objetivo principal ajudar no emagrecimento e dar mais "pique" para treinar. Existem vários no mercado, para todos os gostos e bolsos. Vou comentar sobre os efeitos dos produtos e também dar algumas dicas de alimentos que agem como termogênicos naturais.

Os termogênicos também são conhecidos como "fat burners", ou queimadores de gordura. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. Este é o efeito chave.

Como o corpo humano é uma máquina que trabalha com um sistema interno de controle da temperatura que mantém 36,5ºC em média, qualquer mudança obriga o sistema a trabalhar para tentar ajustar a temperatura de volta a esse valor, usando a gordura como energia para a realização dessa tarefa. Por isso o nome "fat burner".

Existem dois tipos de termogênicos, os que contêm e os que não contêm efedrina.

Os produtos com efedrina são mais eficientes e mais prejudiciais também, por isso esta substância está proibida no Brasil e na maioria dos estados norte-americanos, pois seus efeitos colaterais, entre eles a possibilidade de um ataque cardíaco, são arriscados demais. Além disso, jovens estavam usando quantidades altíssimas para ir a baladas, já que o produto mascara o efeito relaxante do álcool, o que deixa as pessoas alcoolizadas sem que elas sintam que isso está acontecendo. O resultado é que os jovens ficam bastante embriagados, com os efeitos inerentes ao uso excessivo de bebidas alcoólicas, mas não tem o freio do relaxamento.

Já os produtos que não têm efedrina usam uma combinação básica de cafeína e sinefrina, que tem efeito similar à efedrina, embora numa intensidade muito menor e menos arriscada. Os norte-americanos chegaram a chamar a sinefrina de "neuro brain booster", algo como "acelerador cerebral", e passaram a usá-lo até para melhorar a performance em reuniões de trabalho.

Os produtos sem efedrina podem ser usados para ajudar no emagrecimento, desde que se respeitem algumas regras:

  • Pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta, devem ficar longe desses produtos e usar alternativas para manter a forma;
  • Pessoas que usam remédios para o sistema nervoso não devem usar sem consultar seu médico;
  • Para prevenir que seu corpo não vicie nos efeitos da adrenalina e fique prostrado quando parar de usar, siga as doses recomendadas por quatro dias e pare por três dias seguidos;
  • O produto deve ser ingerido com um copo grande de água;
  • Evitar radicalmente o consumo de mais do que uma dose de álcool nos dias em que estiver usando o produto.
Alimentos Termogênicos

Agora indo para a ajuda dos alimentos, toda ajuda saudável é bem-vinda quando se está disposto a perder peso. Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém até com eles devemos ter moderação na hora de consumir. Apesar de acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível. "Mesmo sendo natural, o consumo desses alimentos não é indicado para pessoas que possuem o aparelho digestivo sensível ou apresentam problemas estomacais, porque o uso de condimentos como a pimenta e o gengibre podem agravar o quadro". Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono. "Os termogênicos também são considerados estimulantes. Por isso, não devem ser consumidos após as 17h, pois podem atrapalhar o sono de pessoas mais sensíveis", explica Camila Gabriela Camargo, nutricionista da Prefeitura Municipal de Itu e do Atendimento Clínico e Esportivo. Entre os principais "queimadores" de gordura estão: gengibre, vinagre de maçã, pimenta vermelha, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e produtos derivados do chocolate amargo. O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, mas vale ressaltar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica. Veja a descrição de alguns alimentos termogênicos para o organismo:

Pimenta

A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo freqüente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

Chá verde

O chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

Gengibre

Assim como a pimenta, se for consumido freqüentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Água gelada

Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.

Canela

A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, que tal uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela?

É sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.

Não há mágicas. Quero deixar claro para quem pensa que pode emagrecer apenas comendo alimentos termogênicos que, para que produzam o resultado esperado, eles precisam ser associados a uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas. "Os termogênicos aceleram o metabolismo e o processo de emagrecimento, mas sozinhos não tem nenhum efeito no organismo. Eles precisam estar associados a um estilo de vida saudável e uma rotina de treinamento. O efeito termogênico existe com ou sem exercícios, mas é claro que seguir um programa de treinamento deixa o efeito mais rápido e muito mais saudável.

E emagrecimento sem musculação faz o metabolismo ficar mais lento em longo prazo, além de causar flacidez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário