Lauren

Ella

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sorria, você está de dieta!!! :-)

Se para você regime é sinônimo de privações e baixo-astral, está na hora de rever seus conceitos. A explicação é simples e está no livro A Dieta do Bom Humor (Ed. Panda Books), de Sonia Tucunduva Philippi, nutricionista, de São Paulo. Ou seja, tudo o que comemos, de uma forma ou de outra, pode afetar nosso humor e nossas emoções. Logo, incluir no cardápio alimentos que ajudam a elevar o astral é tão importante quanto poder consumir o que quiser, de forma balanceada e sem exageros. Proibição? Essa palavra deve ser banida do dicionário de quem deseja emagrecer e manter-se magra, segundo a também pesquisadora e docente da Universidade de São Paulo (USP). "É fundamental ingerirmos uma boa quantidade de nutrientes, caso contrário o desânimo toma conta do organismo e a dieta vai por água abaixo." E então, se animou com a proposta? Se a resposta for positiva, a nutricionista sugere um menu composto por comidinhas que regulam a produção de serotonina. Em outras palavras, esses alimentos, que promovem um aumento desse neurotransmissor – responsável por desencadear sensações como otimismo, prazer e bem-estar –, ajudam a melhorar nosso estado de espírito e ainda são aliados de peso para mandar embora os quilos extras. Só para ter uma idéia do poder da serotonina sobre nosso estado emocional, níveis elevados da substância contribuem para aliviar a depressão leve e até a compulsão por carboidratos.

Outra boa notícia? Muitos dos itens com essa capacidade de nos deixar felizes já fazem parte do nosso dia-a-dia. Como a alface, por exemplo, que tem poderes calmantes. Já os carboidratos complexos, aqueles presentes nos pães integrais, ajudam a liberar açúcar gradualmente promovendo efeito de bem-estar duradouro. Isso sem falar no chocolate, a porção calórica com mais poder sobre o humor, que contém triptofano, o precursor da serotonina, que nos deixa satisfeitas e saciadas quando saboreamos um.

Malhação também ajuda
Com base nas opções alimentícias que contribuem para deixar o humor nas alturas, apontadas no livro, Ângela Perrone, nutricionista da Clínica Carolina Ferolla, de São Paulo, elaborou um cardápio semanal de 1.500 calorias, que fará com que você perca até 5 kg em 21 dias, além de uma lista de substituições para a dieta não cair na monotonia. "E já que podemos contar com a ação poderosa de alguns alimentos sobre o cérebro, não custa nada dar um empurrãozinho na perda de peso com malhação", ressalta ela. "Especialmente porque atividade física também ajuda a dar um chega pra lá na tristeza, falta de ânimo, estresse e ansiedade. Afinal, os efeitos benéficos da endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e depois dos exercícios físicos, contribui para relaxar, gerar prazer e bem-estar. De quebra, ainda acelera a queima de calorias", finaliza.

Agora que você já descobriu como driblar o mau humor típico das dietas, que tal investir em escolhas que deixam seu astral lá em cima? Encare um programa que lhe agrade na academia e saboreie um menu cheio de alimentos que podem aumentar sua felicidade. Essa fórmula vai garantir sua nova e magra silhueta!

Truques de comportamento
Começar a dieta e manter-se firme e forte nela tem seus segredos. A começar pelas suas atitudes diante dos alimentos. Veja algumas idéias sugeridas por Sonia Tucunduva Philippi em seu livro:

Saboreie tudo o que comer
Não importa se for apenas uma rodela de mandioquinha ou um filé finamente temperado. Coma bem devagar;

Encha a vida – e a geladeira – de cor
Você pode e deve abusar de líquidos quando faz dieta. Beba água, sucos e refrescos que agradem aos olhos e ao paladar e, óbvio, que tenham poucas calorias;

Ouça seu corpo
Pense nas vezes em que se envolveu com uma atividade prazerosa e isso a fez esquecer de que a única coisa que lhe dá prazer é comer;

Permita-se o prazer de emagrecer
Faça massagens, use cremes, compre uma roupa nova e trate seu corpo com carinho enquanto estiver em processo de emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário