sexta-feira, 30 de julho de 2010
O poder do batom vermelho
Sorria, você está de dieta!!! :-)
Se para você regime é sinônimo de privações e baixo-astral, está na hora de rever seus conceitos. A explicação é simples e está no livro A Dieta do Bom Humor (Ed. Panda Books), de Sonia Tucunduva Philippi, nutricionista, de São Paulo. Ou seja, tudo o que comemos, de uma forma ou de outra, pode afetar nosso humor e nossas emoções. Logo, incluir no cardápio alimentos que ajudam a elevar o astral é tão importante quanto poder consumir o que quiser, de forma balanceada e sem exageros. Proibição? Essa palavra deve ser banida do dicionário de quem deseja emagrecer e manter-se magra, segundo a também pesquisadora e docente da Universidade de São Paulo (USP). "É fundamental ingerirmos uma boa quantidade de nutrientes, caso contrário o desânimo toma conta do organismo e a dieta vai por água abaixo." E então, se animou com a proposta? Se a resposta for positiva, a nutricionista sugere um menu composto por comidinhas que regulam a produção de serotonina. Em outras palavras, esses alimentos, que promovem um aumento desse neurotransmissor – responsável por desencadear sensações como otimismo, prazer e bem-estar –, ajudam a melhorar nosso estado de espírito e ainda são aliados de peso para mandar embora os quilos extras. Só para ter uma idéia do poder da serotonina sobre nosso estado emocional, níveis elevados da substância contribuem para aliviar a depressão leve e até a compulsão por carboidratos.
Outra boa notícia? Muitos dos itens com essa capacidade de nos deixar felizes já fazem parte do nosso dia-a-dia. Como a alface, por exemplo, que tem poderes calmantes. Já os carboidratos complexos, aqueles presentes nos pães integrais, ajudam a liberar açúcar gradualmente promovendo efeito de bem-estar duradouro. Isso sem falar no chocolate, a porção calórica com mais poder sobre o humor, que contém triptofano, o precursor da serotonina, que nos deixa satisfeitas e saciadas quando saboreamos um.
Malhação também ajuda
Com base nas opções alimentícias que contribuem para deixar o humor nas alturas, apontadas no livro, Ângela Perrone, nutricionista da Clínica Carolina Ferolla, de São Paulo, elaborou um cardápio semanal de 1.500 calorias, que fará com que você perca até 5 kg em 21 dias, além de uma lista de substituições para a dieta não cair na monotonia. "E já que podemos contar com a ação poderosa de alguns alimentos sobre o cérebro, não custa nada dar um empurrãozinho na perda de peso com malhação", ressalta ela. "Especialmente porque atividade física também ajuda a dar um chega pra lá na tristeza, falta de ânimo, estresse e ansiedade. Afinal, os efeitos benéficos da endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e depois dos exercícios físicos, contribui para relaxar, gerar prazer e bem-estar. De quebra, ainda acelera a queima de calorias", finaliza.
Agora que você já descobriu como driblar o mau humor típico das dietas, que tal investir em escolhas que deixam seu astral lá em cima? Encare um programa que lhe agrade na academia e saboreie um menu cheio de alimentos que podem aumentar sua felicidade. Essa fórmula vai garantir sua nova e magra silhueta!
Truques de comportamento
Começar a dieta e manter-se firme e forte nela tem seus segredos. A começar pelas suas atitudes diante dos alimentos. Veja algumas idéias sugeridas por Sonia Tucunduva Philippi em seu livro:
Saboreie tudo o que comer
Não importa se for apenas uma rodela de mandioquinha ou um filé finamente temperado. Coma bem devagar;
Encha a vida – e a geladeira – de cor
Você pode e deve abusar de líquidos quando faz dieta. Beba água, sucos e refrescos que agradem aos olhos e ao paladar e, óbvio, que tenham poucas calorias;
Ouça seu corpo
Pense nas vezes em que se envolveu com uma atividade prazerosa e isso a fez esquecer de que a única coisa que lhe dá prazer é comer;
Permita-se o prazer de emagrecer
Faça massagens, use cremes, compre uma roupa nova e trate seu corpo com carinho enquanto estiver em processo de emagrecimento.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Um grande desafio: Emagrecimento na América!
Mas nada é fácil...nada nada.
Fui no supermercado e as tentações são muitas e estão em todas as prateleiras. Uma coisa de doido.
Mas eu estou não só motivada, como determinada a manter a forma. Então ontem comprei apenas legumes, cereais e frutas, hoje vou aderir a uma academia, por enquanto ainda .
A verdade é que a fórmula todas sabemos. O que pega é no dia-a-dia, ao ver todos os seus amiguinhos comer as coisas cheias de gorduras e calorias, você conseguir fazer a escolha certa. Comer algo que cabe na sua contagem de calorias.
Bom, seguiremos motivadas para o fim de semana. O fim justificam os meios!
Força!!!!
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Por que emagrecer?
Por que emagrecer?
Tenho constatado em meu consultório que muitas pessoas não sabem onde se apoiar para manter
a vontade de emagrecer ou até mesmo para iniciar o emagrecimento
A pergunta é realmente esta: Por que emagrecer? A mente, como já citei em outras matérias, é preguiçosa e para isso cria hábitos com o intuito de gastar menos energia e menos tempo, quando é necessário repetir um comportamento. Por isso que tomamos banho da mesma maneira, fazemos o mesmo caminho para o trabalho, comemos da mesma maneira etc.
Quando surge a idéia de querer emagrecer ela pensa: Por que mexer nisso? Como o que quiser, quanto quero, da forma que quero, sem me preocupar. Com a nova idéia de emagrecer ela terá que
criar outra maneira de se alimentar, elaborar novos rituais, isso vai lhe dar muito trabalho. Então o que ela faz? Tenta sabotar a idéia do emagrecimento mentindo para a pessoa.
Lança o pensamento de que o corpo está bom, bonito, que ela trabalhou demais naquele dia e merece comer
um doce ou um salgado fora de hora. Emite também o pensamento de que
a pessoa está cansada e que repouse, prometendo que no dia seguinte ela caminhará em dobro.
Esses pensamentos fazem com que a pessoa acredite que tudo isso
é verdade e confirma as promessas da mente. É isso mesmo, eu mereço comer um doce agora ou hoje eu descanso e amanhã caminharei em dobro.
A falta de atenção no objetivo afasta a determinação. É necessário então arranjar razões fortes para emagrecer. Como as pessoas são diferentes, cada um deve analisar em que setor de sua vida o emagrecimento será mais útil, ou seja, saúde, vaidade, família, trabalho, financeiro, social, relacionamentos, sexo, vestuário, atividade física, esportes, entre outros.
Se a pessoa é bastante vaidosa, que esta seja a mola propulsora de seu emagrecimento, a sua automotivação. Se a saúde está comprometida pela obesidade, que ela seja a razão. E assim por diante.
A vontade está dentro de cada um, mas ela tem que ter uma razão bastante forte para ser desencadeada e sustentada. Descubra sua razão e bom emagrecimento.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
sucos
Calmante - 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).
Desintoxicante - 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).
Digestivo - 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).
Energético - 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.
Mousse laxante - 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.
Engana fome - 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.
Seria bom tomar os sucos como lanches, ou até em jejum batidos com linhaça, o que seria melhor ainda para o funcionamento geral do organismo. Estes sucos saciam a fome e ajudam o intestino. E quando aliados a uma boa alimentação pode sim ajudar no emagrecimento. Faça seu suco com frutas à sua escolha e use adoçantes para tempera-lo. Beba 2 ou 3 vezes por dia, evitando as frutas ácidas em jejum, pois a acidez pode prejudicar pessoas propensas a problemas estomacais.
6 passos para emagrecer (mais do mesmo)
1. Faça Exercícios:
Fazer exercícios físicos, principalmente musculação, faz com que ganhemos mais músculos, e quanto mais massa muscular ganharmos, mais energia vamos gastar para manter a musculatura. Porem sem uma alimentação equilibrada entre o consumo e o gasto energético, a musculação não oferece diferença na perda de peso.
Alem de ajudar na perda de peso, praticar exercícios físicos faz bem ao coração!
2. Não Pule Refeições:
Quando pulamos refeições nosso metabolismo começa a armazenar mais energia, pois nosso organismo não sabe quando iremos fazer nossa próxima refeição. Mas quando adquirimos o hábito de fazer várias refeições durante o dia, em horário próximos, nosso metabolismo começa a queimar mais calorias.
Nunca pule o café da manhã, pois essa é a refeição mais importante do dia. É pela manhã que o nosso metabolismo está mais acelerado e precisa de mais energia, portanto se não nos alimentarmos de manhã o metabolismo irá diminuir o consumo de energia durante todo o dia.
3. Durma Bem:
Quando não dormimos o suficiente para podermos realmente descansar, o metabolismo fica mais lento, pois ele irá economizar energia. Já se dormimos todos os dias, uma média de 8 horas, o nosso metabolismo sabe que pode gastar energia, pois iremos recuperar- lá durante o sono.
4. Beba muita Água:
Nosso organismo precisa de água para quase todas sua funções básicas, portanto com pouca água o motabolismo demora mais para gastar as calorias.
5. Produção Hormonal:
Em alguns casos, a dificuldade na perda de peso pode ser consequência da diminuição da produção de hormônios pela glândula tireóide, o chamado hipotireoidismo. Para conferir se sua produção hormonal está em dia consulte um endocrinologista.
6. Escolha os Alimentos Corretos:
Inclua em sua dieta alimentos que auxiliem o funcionamento da glândula tireóide. Portanto, escolha alimentos fonte de potássio, cálcio e mágnésio:
Fontes de Potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais;
Fontes de Cálcio: Brócolis, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol;
Fontes de Magnésio: Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas
Consuma fibras: As fibras aumentam o tempo de digestão, o que ajuda a diminuir os picos de hiperglicemia, açúcar e excesso no sangue, que aumentam a fome e a vontade de comer doces.
De preferência a frutas cítricas, pois elas são diuréticas e diminuem a retenção de líquidos.
Consuma Alimentos Termogênicos. Eles aumentam a temperatura interna corporal e consequentemente acelera nosso metabolismo. Alguns alimentos termogênicos são:
Água gelada: Quando ingerimos água gelada, nosso organismo precisa gastar mais energia para regular a nossa temperatura corporal;
Ômega-3: Por ser antiinflamatório o ômega-3 aumenta o nosso metabolismo basal, queimando mais calorias;
Chá-Verde: Além de termogênico o chá-verde diminui a absorvição de açúcar no sangue;
Pimenta Vermelha: Acelera o metabolismo em 20% porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
Fibras podem ser utilizadas em programas de emagrecimento e perda de peso?
Especialistas sempre acharam que as fibras poderiam ser utilizadas no controle da obesidade pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Desta forma, elas dariam uma sensação de saciedade mesmo se ingeridas poucas calorias.
Verduras e Legumes:
Ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Prefira come-los cru, pois o cozimento abranda o poder das fibras. Ex.: acelga, couve, brócolis, espinafre.
Leguminosas:
São basicamente os grãos (feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico). Deixe de molho antes de cozinhar e não use produtos muito gordurosos, como toucinho, na hora de preparar.
Cereais Integrais:
Substitua o pão e arroz branco por integrais. No café da manhã, outras ótimas alternativas são os flocos de aveia, granola, Musli. Mas prefira os que têm pouco ou nenhum açúcar. Ex: milho, massas integrais.
Frutas:
Para aproveitar as fibras das frutas, coma-as com casca, semente e bagaço. Se fizer suco, não coe. Ex.: figo, damasco, abacaxi, morango.
Farelo de Trigo:
Um dos alimentos mais ricos em fibras. Misture-o ao iogurte, suco ou leite. Ou polvilhe sobre sopas, saladas e frutas.
Carboidratos Benéficos:
As fibras, substâncias próprias do reino vegetal, são encontradas no envoltório de cereais, verduras, leguminosas e frutas.
Compõem-se principalmente de grandes moléculas de carboidratos complexos.
Sua principal característica é a de não serem completamente digeridas pelo organismo humano. No estômago podem transformar-se numa espécie de gelatina que aumenta de volume (as chamadas solúveis) ou ajudam simplesmente a formar o bolo estomacal, atravessando o intestino intactas (insolúveis).
A divisão em solúveis e insolúveis serve para distinguir outras características das fibras. Segundo estudos, os solúveis têm o poder de diminuir a assimilação dos açúcares e das gorduras pelo organismo. As chamadas insolúveis melhoram consideravelmente o trânsito intestinal.
Trabalhos recentes mostram que as fibras têm também papel importante na diminuição do nível de colesterol. Além disso, retardam o aparecimento de divertículos do cólon intestinal e favorecem o controle dos diabetes.
Os nutricionistas recomendam a ingestão de 1 grama de fibra para cada 100 calorias diárias, algo em torno de 20 gramas de fibra por dia.